!-- Javascript Ad Tag: 6454 -->

Saturday, August 2, 2014

Jihad, a prática mais importante

Jihad, a prática mais importante


Por
Al-Ustadz Yazid bin Abdul Qadir jawas حفظه الله تعالى


DEFINIÇÃO DA JIHAD
Em linguagem (etimologia), a partir da formulação palavra jihad:

جهد: الجهد, الجهد = الطاقة, المشقة, الوسع.

O que significa força, esforço, dificuldade e habilidade. [1]

De acordo com Raghib al-Ashfahani rahimahullah (d ª. 425 H), que significa problemas e الجهد الجهد média capacidade. [2]. A palavra jihad (الجهاد) é tomada a partir da palavra: جاهد - يجاهد - جهادا.

De acordo com os termos (terminologia), o significado de jihad é:

الجهاد: محاربة الكفار وهو المغالبة واستفراغ ما في الوسع والطاقة من قول أو فعل.

"Jihad está lutando contra os infiéis, ou seja, procura sinceramente dedicar força e habilidade, seja em palavra ou ação". [3]

Ele também disse:

الجهاد والمجاهدة: استفراغ الوسع في مدافعة العدو.

"Jihad significa dedicar toda a capacidade de lutar contra o inimigo."

Existem três tipos da Jihad
1. Jihad contra adversários reais.
2. Jihad contra o diabo.
3. Jihad contra a luxúria.

Três tipos de jihad está contido no Al-Qur-an, entre eles:
Palavra de Deus Todo-Poderoso,

وجاهدوا في الله حق جهاده هو اجتباكم وما جعل عليكم في الدين من حرج ملة أبيكم إبراهيم هو سماكم المسلمين من قبل وفي هذا ليكون الرسول شهيدا عليكم وتكونوا شهداء على الناس فأقيموا الصلاة وآتوا الزكاة واعتصموا بالله هو مولاكم فنعم المولى ونعم النصير

"E vós esforçar-se no caminho de Deus com a jihad em verdade. Ele escolheu você, e Ele não faz sofrimento para você na religião. (Siga) a religião de seus pais Abraão. Ele (Deus) vos denominou muçulmanos desde o primeiro, e (assim é) em (Al-Qur-an) é que o Apóstolo (Muhammad) foi uma testemunha sobre você e que você pode tudo ser testemunha de todos os homens. Em seguida, realizar a sua oração e pagar as esmolas pobres, e mantenha a Deus Que Firme. Ele é o seu protetor; . Ele é o melhor de protetores eo melhor de ajudantes "[Al-Hajj / 22: 78]

انفروا خفافا وثقالا وجاهدوا بأموالكم وأنفسكم في سبيل الله ذلكم خير لكم إن كنتم تعلمون

"Retirai-vos bem com um sabor suave e com uma sensação de peso e lutar com sua riqueza e alma no caminho de Deus. Isso é melhor para vós, se sois só sabia "[At-Tawbah / 9: 41].
Também a sua palavra.

إن الذين آمنوا وهاجروا وجاهدوا بأموالهم وأنفسهم في سبيل الله والذين آووا ونصروا أولئك بعضهم أولياء بعض والذين آمنوا ولم يهاجروا ما لكم من ولايتهم من شيء حتى يهاجروا وإن استنصروكم في الدين فعليكم النصر إلا على قوم بينكم وبينهم ميثاق والله بما تعملون بصير

"Aqueles que acreditam, e emigrar e se esforçam com sua riqueza e alma no caminho de Deus e aqueles que fornecem residência e trazer alívio (aos imigrantes), eles protegem uns aos outros. E (a) aqueles que acreditam, mas não emigraram, então não há nenhuma obrigação em tudo para você para protegê-los, até que emigrar. (Mas) se eles pedirem para ajudá-lo no (assuntos de defesa) religião, então você é obrigado a fornecer ajuda a não ser contra um povo que foram amarrados a um acordo entre você e eles. E Deus é Observador do que você faz "[Al-Anfaal / 8: 72]. [4]

De acordo com Ali ibn Hajar al-'Asqalani rahimahullah al-Hafiz Ahmad ibn '(d ª. 852 H), "Jihad acordo Shar'ie está dedicando toda a capacidade de lutar contra os infiéis". [5]

O termo é usado também para a jihad contra a luxúria, contra o diabo, e contra os ímpios. A luxúria luta é aprender Islam (saiba corretamente), então praticá-lo, em seguida, ensiná-lo. A jihad contra o diabo, recusando todos duvidoso e luxúria são sempre decorados pelo diabo. Jihad contra os infiéis à mão, tesouro, oral, e fígado. A jihad contra o fasiq com a mão, oral, e fígado. [6]

As palavras de al-Hafiz Ibn Hajar rahimahullah acordo com as palavras do Profeta sallallaahu 'alaihi saw,

جاهدوا المشركين بأموالكم وأنفسكم وألسنتكم.

"Esforce-se contra os idólatras com o tesouro, alma e falado de você". [7]

De acordo com o Shaykh al-Islam Ibn Taymiyyah rahimahullah é "dedicar toda a capacidade de alcançar o que é amado por Deus Todo-Poderoso e rejeitar tudo o que é odiado por Deus". [8]

Esta definição abrange todos os tipos de jihad que carregava um muçulmano, que inclui a obediência a Deus Todo-Poderoso para realizar os mandamentos de Deus e guardam os Seus proibições. Seriedade convidar (pregar) para implementar outros compliance, perto e longe, muçulmanos ou infiéis e que lutam ardentemente infiéis, a fim de fazer cumprir a sentença de Deus [9].

Imam Ibn al-Qayyim rahimahullah (d ª. 751 H) disse: "Eu ouvi o nosso Shaykh (ou seja, Shaykh al-Islam Ibn Taymiyyah rahimahullah) disse:" Jihad contra as paixões é o princípio (fundação construída nele) jihad contra os infiéis e os Pessoas-hipócritas. Porque o real não será capaz de jihad (contra) os incrédulos e os hipócritas, então ela jihad contra si mesmo e seus próprios desejos antes de lutar contra eles (os descrentes e os hipócritas) ". [10]

As virtudes da jihad FI sabilillah
Deus Todo-Poderoso diz:

أم حسبتم أن تدخلوا الجنة ولما يعلم الله الذين جاهدوا منكم ويعلم الصابرين

"Ou pensais que vós quereis entrar no Céu, pois Deus não é real para aqueles entre vocês que se esforçam, e mesmo assim as pessoas reais que são pacientes." [Ali Imran / 3: 142]

Existem vários hadiths que mostram as virtudes da jihad sabiilillaah FII, de quem o sallallaahu Profeta 'alaihi saw,

Dos companheiros de Abu Hurayrah radi anhu, disse ele,

قيل للنبي صلى الله عليه وسلم: ما يعدل الجهاد في سبيل الله عز وجل? قال: «لا تستطيعونه». قال: فأعادوا عليه مرتين أو ثلاثا. كل ذلك يقول: «لا تستطيعونه». وقال في الثالثة: «مثل المجاهد في سبيل الله كمثل الصائم القائم القانت بآيات الله. لا يفتر من صيام ولا صلاة حتى يرجع المجاهد في سبيل الله تعالى ».

Foi dito ao Profeta sallallaahu 'alaihi saw: Pratique o que é equivalente a jihad sabiilillah FII? O Profeta sallallaahu 'alaihi saw disse: "Você não pode (fazer obras equivalentes a jihad)." Os Companheiros repetiu a pergunta duas ou três vezes, e continua a ser o Profeta respondeu: "Você não pode (fazer obras equivalentes a jihad) . "Então o sallallaahu Profeta 'alaihi saw disse pela terceira vez:" O exemplo daqueles que se esforçam no caminho de Deus é como aquele que jejua, oração e humildade "com (ler) os versículos de Deus. Ele não parou de jejum e oração para aqueles que se esforçam no caminho de Deus, o Altíssimo-lo de volta ". [11]

... رأس الأمر الإسلام وعموده الصلاة وذروة سنامه الجهاد في سبيل الله.

"... De qualquer forma a matéria é Islam, seu pilar é a oração e seu topo é jihad sabiilillaah FII". [12]

رباط يوم وليلة خير من صيام شهر وقيامه, وإن مات جرى عليه عمله الذي كان يعمله وأجري عليه رزقه وأمن الفتان.

"As pessoas que se mantêm no limite [13] dia e noite melhor do que o jejum ea oração da noite por um mês. E se ele morrer, então fluiu (a recompensa de) obras que ele costumava fazer, dadas as fortunas, e ele é protegido da ira (castigo) e grave fitnahnya ". [14]

عليكم بالجهاد في سبيل الله -تبارك وتعالى-, فإن الجهاد في سبيل الله باب من أبواب الجنة, يذهب الله به من الهم والغم.

"Obrigatório para você se esforça no caminho do Deus Todo-Poderoso Tabaaraka, porque a verdadeira jihad pela causa de Deus é uma das portas das portas do Céu, Deus o tiraria da dor e angústia". [15]

Companheiros 'Abdullah bin' Umar Anhuma disse:

إن أفضل العمل بعد الصلاة الجهاد في سبيل الله تعالى.

"Caridade fato seutama-chave após a oração é jihad no caminho de Deus, o Altíssimo". [16]

Imam Ibn al-Qayyim rahimahullah disse: "Aqueles que se esforçam no caminho de Deus Todo-Poderoso, eles são o exército de Deus. Com eles, o Deus Todo-Poderoso para defender sua religião, contra os ataques de seus inimigos, para manter a honra do Islã e protegê-la. Eles são os únicos que lutar contra os inimigos de Alá a esta religião inteiramente para o bem de Deus e só Deus é a maior sentença. Eles se sacrificaram para amar a Deus Todo-Poderoso, religião defendeu ele, exaltar sua sentença e contra seus inimigos. Eles têm uma abundância de recompensa a qualquer pessoa que proteger com as suas espadas em cada trabalho que eles fazem, embora permaneçam em suas casas. Eles recebem uma recompensa, como a recompensa daqueles que adoram o Deus Todo-Poderoso, a causa da jihad e conquista-los, porque eles estão levando as pessoas a adorar a Deus Todo-Poderoso.

Deus Todo-Poderoso posicionou níveis de causa aos jogadores na recompensa e do pecado. E por isso cada qual convida a verdadeira orientação (vai ter uma grande recompensa) e um convite para a falácia de que recebe tais pecados das pessoas que os seguem.

E tem versos claros de Al-Qur'an e textos hadith mutawatir encomendados para a jihad. E parabéns para aqueles que se esforçam também uma boa notícia para aqueles do lado do seu Senhor que existem vários tipos de glória e presentes em abundância. E bastante do argumento era a palavra de Deus Todo-Poderoso,

يا أيها الذين آمنوا هل أدلكم على تجارة تنجيكم من عذاب أليم

"Ó vós que credes! ? Gostaria de uma feira de negócios que eu possa salvá-lo de um doloroso castigo "[Ash-Shaff / 61: 10]

Assim que as almas ser anseio para chegar a este comércio lucrativo mostrado pelo Senhor Deus dos exércitos, o Onisciente e Sábio, que disse:

تؤمنون بالله ورسوله وتجاهدون في سبيل الله بأموالكم وأنفسكم

"(Isso) Você acredita em Deus e Seu Mensageiro e esforçar-se no caminho de Deus com a sua riqueza e sua alma ..." [Ash-Shaff / 61: 11]

Como se a alma seja mesquinho contra a vida e sobrevivência, então Deus Todo-Poderoso continuar,

ذلكم خير لكم إن كنتم تعلمون

"... É melhor para vós, se sois apenas sabia." [Ash-Shaff / 61: 11]

Isto significa que a jihad é melhor para você do que o prazer que você contra a vida ea saúde. Parece que a alma disse: "O que ganhamos de jihad?", Disse Deus Todo-Poderoso,

يغفر لكم ذنوبكم

"Ele vos perdoará os seus pecados ..." [Ash-Shaff / 61: 12]

Além de perdão a Ele, Allah diz:

ويدخلكم جنات تجري من تحتها الأنهار ومساكن طيبة في جنات عدن ذلك الفوز العظيم

"... E admitir que o Céu sob rios e lugares para ficar, quer no Céu 'Eternity. Essa é a grande vitória "[Ash-Shaff: 12].

Como se as pessoas perguntam: "Essa é a resposta no próximo, o que está no mundo para nossos filhos?" Então Allah respondeu, dizendo:

وأخرى تحبونها نصر من الله وفتح قريب وبشر المؤمنين

"E (existem mais) outros presentes que você gosta (ou seja) a ajuda de Deus ea vitória está próxima (tempo). Em seguida, dar as boas-novas aos crentes "[Ash-Shaff / 61: 13].

Por Deus, como fios de doces das palavras acima. Como a adesão no fígado. Como forte apelo para o coração. Como entrada para o coração de um amante suave. Como grande generosidade e sua vida quando ele estava em contato com o significado dos versos acima. Oramos para o dom do Deus Todo-Poderoso porque ele é mais generoso e Mais Venerável ". [17]

OBJETIVOS DA JIHAD disyariatkannya
Jihad Islâmica como objectivo lutar contra o inimigo de Deus religião vertical na terra, e não apenas matá-los. Deus Todo-Poderoso diz:

وقاتلوهم حتى لا تكون فتنة ويكون الدين لله فإن انتهوا فلا عدوان إلا على الظالمين

"E combatê-los até que não haja mais fitnah e religião é apenas para Alá. . Se parar, então não há nenhuma hostilidade (mais), a não ser contra os malfeitores "[Al-Baqarah: 193]

Imam Ibn Jarir Tabari rahimahullah (d ª. 310 H) disse: 'Combata-os para que não aconteça novamente fugir para Allah, não há adoração de ídolos, politeísmo e outros deuses. Assim, culto e pela observância é destinado somente a Deus, não para os outros ". [18]
Sallallaahu Profeta 'alaihi saw disse:

أمرت أن أقاتل الناس حتى يشهدوا أن لا إله إلا الله ...

"Recebi ordens para lutar contra as pessoas até que testemunhar que ninguém tem o direito deus senão Alá diibadahi corretamente ..." [19]

Abu 'Abd Allah al-Qurtubi rahimahullah (d ª. 671 H) disse: "verso eo hadith acima mostra que a causa qital (guerra) é kufr". [20]

Shaykh al-Islam Ibn Taymiyyah rahimahullah (d ª. 728 H) disse: "O objetivo da jihad é a sentenciar Deus altíssimo, e que toda a religião pertence a Deus, que é o seu propósito para a religião de Allah vertical (na terra)". [21]

Ele também Rahimahullah disse: "O propósito da ordem jihad disyari'atkannya (humanidade e gênios acreditar que) nada é para ser adorado exceto Allah corretamente, não rezo para além de Deus, não oramos para além de Deus, não curvar-se para além de Deus, não jejum do que ele, não 'Umrah e Hajj, exceto para a Casa, não deve haver nenhum abate (Sacrifício), mas apenas por causa de Deus, não bernadzar mas porque Deus, não juro, mas por Deus por si só, mas simplesmente não depositam sua confiança nEle, tidah temei antes aquele só, mas ser cauteloso, não só para ele, nada, mas apenas trazer toda a bondade de Deus, ninguém pode rejeitar toda a feiúra, mas só Deus, nada é leva (para o caminho em linha reta), mas somente a Deus, não Não há nada para ajudá-los, exceto Allah, ninguém dá sustento para eles, exceto Allah, ninguém lhes dá suficiente exceto Allah e ninguém perdoa os seus pecados, senão Deus ". [22]

Shaykh 'Abdurrahman ibn Nasir as-Sa'di rahimahullah disse: "O propósito e os objetivos da guerra no caminho de Deus não é apenas derramar o sangue dos infiéis e tomar sua propriedade, mas o objetivo de que o Islã é reto por Deus acima de todas as religiões e eliminar ( livrar-se de) todas as formas de idolatria que dificulta o estabelecimento desta religião, e é uma calúnia (fugir). Quando fitnah (fugir) está desaparecido, o objetivo é alcançado, não é mais crime e guerra ". [23]

Assim, jihad disyari'atkan vertical para a religião de Allah na terra. Portanto, antes de iniciar a batalha mandou pregar aos incrédulos que eles converteram ao Islã. [24]

Sallallaahu Profeta 'alaihi saw disse:

لا تقاتل قوما حتى تدعوهم.

"Não lute contra um povo até pregá-las (para entrar no Islã)". [25]

JIHAD LEGAL
Jihad Legal é fard (obrigatório) com base na palavra de Deus Todo-Poderoso na Sura Al-Baqarah versículo 216.

Luta Legal jihad é incrédulos kifayah fard [26] com base nos argumentos de Al-Qur'an e al-Hadith é Saheeh, bem como estudiosos da Ahlus Sunnah explicação. Se alguns muçulmanos para realizá-lo, as obrigações do outro. Se nada for feito, então pecar.

Os estudiosos disseram que a jihad se torna ayn fard 'em três condições:
Primeiro: se as forças muçulmanas e as forças dos incrédulos conheceu e apontando um para o outro no campo de batalha, então a pessoa não deve retirar ou virar. A evidência é uma carta de Al-Anfaala versículo 16.

Segundo: Se o inimigo atacou e cercou a um país muçulmano que é seguro, é obrigatório para os residentes do país para sair lutando contra o inimigo (a fim de manter a terra natal), exceto para mulheres e crianças.

Terceiro: Se o Imam pediu a um povo ou especificar algumas pessoas para ir à guerra, então ele deve sair. Veja, At-Tauba versículo 38-39. [27]

Regras REGRAS DE JIHAD
1. Jihad deve ser construída sobre duas condições que são a base de todas as boas ações são aceitas, que é sincero e mutaba'ah.

2. Jihad deve estar de acordo com a intenção e propósito jihad disyari'atkannya, a jihad é um muçulmano que o Islã está na posição vertical e que a sentença de ser o Deus Altíssimo, como no hadith que diz que o sallallaahu Profeta 'alaihi saw,

يا رسول الله, الرجل يقاتل شجاعة, ويقاتل حمية, ويقاتل رياء, فأي ذلك في سبيل الله? فقال: من قاتل لتكون كلمة الله هي العليا فهو في سبيل الله.

"O Mensageiro de Deus, uma luta (porque você quer dizer) em negrito, uma (outra) guerra (como dizer) stout, uma luta (mais) para Riya" (quer ser visto), que contou com a jihad no caminho de Deus? " Em seguida, o sallallaahu Profeta 'alaihi sallamberkata, "Aqueles que lutam (com efeito) para fazer a palavra de Deus, o Altíssimo, então ele (era) sabiilillaah FII (no caminho de Deus)". [28]

3. Jihad deve ser com o conhecimento ea compreensão da religião, porque inclui jihad religiosa maior e mais nobre obediência.

4. Jihad deve ser com justiça e longe de hostilidade.

5. Jihad deve ser compartilhado Imam dos muçulmanos ou com a sua permissão, o bem eo mal.
Isto inclui regras mais importantes que devem estar presentes na jihad sabiilillaah FII. Porque jihad jihad contra o inimigo, especialmente com a alma imperfeita, exceto pela força, e nenhuma força, exceto com as associações e as associações não estão realizado a menos que com a falta de liderança, e liderança não é verdade, a menos que o submisso e obediente. Todas as coisas mencionadas é obrigatório, não é perfeito e não na vertical, em parte, sem os outros, nem mesmo a religião vertical e do mundo, exceto ele. [29]

Sallallaahu Profeta 'alaihi saw disse:

إنما الإمام جنة يقاتل من ورائه ويتقى به, فإن أمر بتقوى الله وعدل فإن له بذلك أجرا, وإن أمر بغيره فإن عليه وزرا.

"Certamente, o sacerdote é um escudo, que será travada por trás [30] e ele se tornou um escudo (de frente) [31]. Se o sacerdote foi dito a temer a Deus e fazer justiça, então ele recebe uma recompensa. Mas se ele é enviado para outros do que isso, então ele recebe o pecado ". [32]

Imam Al-Barbahari rahimahullah disse: "Aqueles que dizem que a oração seja na parte de trás de todos o bem eo mal, jihad com todos os califas (líderes do bem e do mal), não se rebelar contra o governante com a espada, e orar por eles com Deus, então, ele estava fora do Khawarij foram as primeiras palavras ea última ". [33]

Imam Abu Jafar at-Thahawi rahimahullah disse:

... والحج والجهاد مع أولى الأمر من المسلمين, برهم وفاجرهم إلى قيام الساعة, لا يبطلها شيء ولا ينقضهما.

"Hajj e jihad permanece em vigor ao longo amri Ulil (governante) dos muçulmanos, o bem eo mal. Ninguém pode desfazer e arruiná-lo ". [34]

Shaykh al-Islam Ibn Taymiyyah rahimahullah disse: "Obrigatório sabido que amri obedecer Ulil incluindo a maior obrigação religiosa. Nem mesmo a religião vertical e do mundo, exceto ele. Devido ao benefício real para a humanidade imperfeita, exceto para a sociedade com a finalidade de a maioria deles para alguns outros. E obrigatório para eles, quando há uma sociedade presidente / líder ... porque Deus, o Altíssimo requer que ordena o mal, e que não é perfeito, mas com a força e liderança. Então, é tudo o que Deus ordenou a forma de jihad, a justiça, a hajj, sexta-feira oração, Salaah, ajudando as pessoas que terzhalimi, aplicar a punição Hadd, nem tudo é perfeito, mas com a força e liderança. Devido a isso, é relatado que a sombra autoridades de Deus na Terra. E dizem: 60 anos de uma zhalim padre conjunto melhor do que um dia nenhum governante. A investigação tem demonstrado que é ... Então, que deve tornar a liderança (com base) da religião e os meios para se aproximar de Deus, porque a abordagem a Ele com obediência a Ele e obediência aos Seus apóstolos, incluindo mais perto (de Deus) são os mais importantes , porque a verdadeira liderança do estado de dano da maioria dos seres humanos de querer poder ou posses ". [35]

6. FII sabiilillaah Jihad realizadas de acordo com as suas circunstâncias, são fracos ou fortes.
Devido a circunstâncias que variam de acordo com tempo e lugar. Quando os muçulmanos condição fraca como no presente, então ele deve ser paciente, como foi feito pelo Profeta sallallaahu 'alaihi saw e seus companheiros quando em Meca.

7 Jihad bondade deve produzir de forma clara, de modo que nenhum dano maior.
Porque jihad é disyari'atkan para produzir bem e evitar danos no Islã e os muçulmanos, tanto para os indivíduos ea sociedade. E jihad é sempre disyari'atkan se os muçulmanos sabia ao certo ou eis que com a realização de jihad vai produzir méritos de acordo com a finalidade da Sharia. Mas, se se acredita ou pensado que a jihad vai fazer um dano maior, então quando isso acontece jihad não disyari'atkan e não ordenado.

Shaykh al-Islam Ibn Taymiyyah rahimahullah disse: "Jihad e as boas obras da mais importante é que a maioria obedecer ao Senhor e mais benéfica para os seres humanos. Mas se (jihad e às boas obras), que resultou em danos e prevenir para obter mais útil, então ele não se torna boas ações ". [36]

Em conclusão, deve arbitrar a al-Alcorão ea Sunnah do Profeta sallallaahu 'alaihi saw em qualquer caso, pequeno ou grande, e inclui quatro coisas, ou seja, a crença de que autênticas, sinceras intenções, verdadeira renúncia, e seguindo o exemplo do Profeta sallallaahu 'alaihi saw bem. [37]

CONCLUSÃO
1.-seutama Jihad é a prática principal.
2 No jihad existe bondade mundo e no outro, e deixar as perdas mundiais e no futuro.
3. Jihad pela causa de Deus leva alguém para orientar seu caminho, e mais instruções. [38]
4 Na jihad há benefícios para a perfeição humana.
5. Jihad elevador kezhaliman de si mesmo e dos outros.
6. Jihad inclui todos os tipos de adoração eo Zahir espiritual.
7 pessoas que se esforçam glorificado Deus Subhanahu wa Ta'ala.
Reviva 8 maneira religiosa direita e esses esforços devem ser verticais para a jihad no caminho de Deus.
9 Em jihad há perdão de pecados.
10 Jihad é para a remoção de classe fanatismo, grupo, partido, o nacionalismo. Mesmo jihad faz ummah tentando alcançar um objetivo, ou seja, que a palavra de Deus alto.
11. Jihad é o pico da caridade, e recolhidos neles nobres feitos.
12. jihad há renúncia ao pico de Deus Todo-Poderoso e paciente pico.
13 Em essência não é jihad na vida ascética do mundo.
14.-E outros benefícios vão. [39]

[Copiado do Magazine Sunnah 12 / Ano XV / 1433H / 2012m. Publishers Comité Permanente da Fundação Istiqomah Surakarta, Jl. Solo-Purwodadi Km.8 Selokaton Gondangrejo Solo 57 183 Tel. 0271-858197 Fax 0271-858196]

No comments:

Post a Comment